Como escolher as cores para decorar

Este post nasceu de uma conversa que tive com uma amiga. Ela está decorando a casa e pretende usar cores como vermelho e azul sem medo de ser feliz. É isso aí. Eu dei algumas dicas para a moça – arquitetos, decoradores e profissionais das artes em geral, me perdoem se eu escrever bobagens. Esses “conhecimentos” eu adquiri entrevistando arquitetos e decoradores, observando, colocando em prática nos meus blogs, nas minhas roupas e na minha casa. Eu tenho um fascínio por esses comprimentos de onda – saiba mais sobre a física aqui.
Portanto, desde sempre leio e escrevo matérias sobre cores. Mas, enquanto decorava minha casa, encontrei poucas informações práticas ou condensadas para aplicar. Pensando em pessoas como a minha amiga, seguem alguns truques sobre como usar cores pigmentos (em objetos, não na iluminação) em casa. Lembrando que sou uma leiga no assunto. São conhecimentos empíricos.
  • Não tenha medo
A sua casa deve refletir a sua personalidade. Se você gosta de misturar tudo ou de cores que fazem outras pessoas torcerem o nariz, não se preocupe. Uma vez, uma decoradora me disse: “Aplique o que gosta. Ao menos, ficará autêntico”.
  • Eleja uma cor tema
Por exemplo, escolha uma cor de destaque para os ambientes ou para cada um: vermelho para a sala, amarelo à cozinha ou uma casa inteira azul. Um móvel grande com a cor, uma parede, não importa. Se preferir, pode usar a mesma cor apenas nos detalhes. Depois, você pode por cores neutras como branco, preto, bege ou cinza para complementar em outros objetos do ambiente ou aplicar as dicas a seguir.
  • Use tom sobre tom
A chance de errar diminui e o ambiente fica mais rico. Por exemplo, se optou pelo vermelho, use o mesmo tom mais claro, mais para o pastel, mais para o saturado…
  • Aplique a mesma vibração
Outra ideia é usar apenas cores saturadas juntas: vermelhão, amarelão, azulão (uma inspiração anos 1980, neste caso). Ou misture apenas tons pastéis: rosa-velho, azul-desgastado, etc. O mesmo vale para cores mais esbranquiçadas ou com pigmentos para o preto.
  • Aposte nas cores contrastantes
É um truque usar amarelo com roxo, vermelho com verde, azul com laranja… Se jogue no contraste. Fica bom, pode acreditar.

  • Inspire-se em uma foto da natureza
Esta é ótima. Uma lighting designer super renomada – uma das minhas preferidas que tem bastante conhecimento sobre a área – me deu uma dica tão valiosa, há uns oito anos, que eu nunca mais esqueci. Pegue uma foto de um animal, uma paisagem, uma flor… Qualquer imagem de algo natural que tenha as cores que gosta e aplique essas mesmas cores na decoração. Sem medo. Ela explicou que, como nosso olho está acostumado com essa combinação de cores – nossos ancestrais já viram a combinação milhares de vezes – a composição fica harmônica em casa. Eu testei, deu super certo.  Um exemplo: na foto abaixo, poderia aplicar os dois tons de rosa com o amarelo vibrante, o verde mais discreto e o marrom-acinzentado.
  • Use ferramentas de palhetas de cores
Você ainda continua perdido ou quer ter uma casa extremamente colorida e, ao mesmo tempo, harmônica com relação à coloração? Tenho um truque. Use ferramentas on-line de cores. A maioria dessas ferramentas foi desenvolvida para designers da área de comunicação e internet, mas você pode usar para decorar a sua casa. As ferramentas mostram quais cores “ornam” como diria a minha avó.
Entro bastante nesses sites:

Particularmente, algumas combinações de cores me agradam: turquesa com roxo, verde-claro com rosa-bebê, verde-limão com vermelho-cereja, pink com laranja e amarelo, azul-nórdico (aquele bem frio) com marrom e bege.

Espero ter colorido a sua vida! Até o próximo post.

Obs.: Claro que um bom profissional de interiores saberá aplicar as cores.

9 Respostas para “Como escolher as cores para decorar

  1. Pingback: Violeta inspirado é a cor do ano de 2013 | É de casa·

  2. Pingback: Como pintar portas | É de casa·

  3. Eu fiz e deu certo! o rodameio ficou vermelho, as caixas na parede são azuis e usamos várias cores nos objetos de decoração. Tem a nossa casa e fico ainda mais feliz porque fomos nós que fizemos :)

  4. Pingback: Sete cores para boas vibrações | É de casa·

  5. Oi Clodilde, obrigada pela dica. Não conhecia Neza Cesar até ler o seu comentário e o que já pesquisei pela internet já gostei muito. São muitas cores e de forma bem aconchegante. São projetos diferentes para São Paulo, digo, não são muito comuns, são projetos perfeitos para o descanso depois de um dia de trabalho!

  6. Vou levar a dica da Isis em se inspirar nas cores da natureza para os meus projetos! Ah, e é isto mesmo: não ter medo porque no mínimo ficará autêntico!

Você já é de casa