Violeta inspirado é a cor do ano de 2013

IMG_9270Seus dias também estão uma correria danada? Nada como relaxar depois das festas… E qual a cor que induz ao relaxamento e ao encontro seu consigo mesmo? O roxo! Falando em roxo… Esta é a cor do ano de 2013! Na verdade, é um índigo-violeta intitulado “violeta inspirado”. Quem diz é a empresa de tintas Coral.

Eu sou fas-ci-na-da pelas cores, seus significados e consequências. Sei que parece um pouco esotérico, mas existem trabalhos sérios de influência das cores no nosso cotidiano. A começar pela luz do dia que interfere diretamente no nosso metabolismo, por exemplo. E também existem estudos de tendências de cores realizados por empresas que buscam saber antes do consumidor o que o agradará mais.

Paleta "Conforto Visual"

Paleta “Conforto Visual”

Desde 2005, a Coral divulga as “cores tendências” para o próximo ano sendo uma eleita a mais-mais. Geralmente, essas cores são as mesmas usadas na moda e na decoração. Com o diferencial, claro, que na decoração espera-se que sejam mais permanentes. Veja nos editorais de moda e observe as vitrines: o índigo e o violeta aparecerão. Quer mais? Aguarde o inverno para ver a cor mais vezes – afinal, ela é forte e escura.

Paleta "Paixão Coletiva"

Paleta “Paixão Coletiva”

É impressionante com as empresas conseguem captar o que está acontecendo na sociedade para reverter esse desejo, ansiedade ou acontecimento em produtos. Neste caso, em cores de tintas. Por exemplo, clique em “Conexões” no site que a Coral elaborou com a paleta de cores para 2013. Ela transformou em cores a ideia de lutar coletivamente por uma causa (algo muito em voga, ainda bem) e a volta da valorização do que é feito de maneira artesanal. Interessante. Dê uma navegada.

Particularmente, achei a cor do ano interessante – de certa maneira, o azul-profundo, para ser mais precisa, aparece no tapete da minha sala e estará presente em quadros. Aplicaria a tinta na parede de quartos amplos ou em ambientes de passagem. Já o tema “Conforto Visual” é um encanto. Os tons quentes e ao mesmo tempo pastéis trazem o aconchego necessário em casa. A mistura dessas cores, como uma parede listrada com tons dessa paleta, ficaria um arraso. Fino.

coraltiedye2Também gostei da paleta “Paixão Coletiva”. Ela é feita com cores mais quentes. Aliás, mesmo as frias como o cinza e o azul têm algo de saturado que deixam ambas mais vibrantes. Interessante para quem gosta de cores fortes, mas discretas. Ou para quem necessita esquentar um ambiente sem pesá-lo – como no caso de escritórios.

Agora, o que eu amei mesmo foram as paredes da paleta “Paixão Coletiva” com duas ou três cores no estilo tie-dye e com pinceladas aparentes (fotos ao lado e abaixo). Eu já tinha visto, há uns dois anos, algumas referências semelhantes em livros gringos. Até pensei em pintar a parede do meu quarto assim… Mas pensei que ficaria revolucionário demais até para uma aquariana com o nome Isis que nasceu em um lugar chamado Harmonia. Quem sabe não aplico a técnica no outro quarto? O resultado é contemportâneo e de certa maneira remete aos anos 1970. Maravilhoso.

Quer saber mais sobre cores? Leia o post “Energia das cores” e “Como escolher as cores para decorar”.

coraltiedye

Obs.: Este NÃO é um post pago.

2 Respostas para “Violeta inspirado é a cor do ano de 2013

  1. Gente, o catálogo da Coral é a coisa mais linda! Nos deu muitas ideias e uma em especial, vou postar aqui em janeiro. Qual a ideia? Surpresa !!!

Você já é de casa

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s