Área permeável

Entre os muitos itens que devemos cumprir para que o nosso imóvel seja aprovado pela prefeitura, e finalmente conseguir o alvará, está a área permeável. A área permeável é a parte do terreno que permite que as águas da chuva sejam absorvidas pelo solo. Algo muito importante, pois trata-se de uma forma aliviar as enchentes no seu bairro.

A área do terreno que deve ser permeável é definida pela prefeitura de cada cidade podendo variar de acordo com a localização do terreno. Geralmente, terrenos próximos a rios e a reservas ambientais têm áreas permeáveis maiores se comparadas a terrenos distantes desses locais de preservação. Isso porque a absorção de água pelo solo evita que os nutrientes da terra empobreçam e seque os lençóis freáticos presentes no solo.

As áreas permeáveis são as partes não cimentadas do terreno, ou seja, jardins em contato direto com a terra sem laje embaixo deles. Porém, muitos terrenos são pequenos e a quantia mínima necessária para criar um jardim faz falta para a construção do imóvel. Mesmo assim, não se preocupe, há solução para cumprir a área permeável mínima e ainda utilizá-la para outras atividades. Como? Existem vários materiais que permitem a absorção da água e a ocupação daquela parte do terreno. Aqui vão dicas de quais são os materiais e de como utilizá-los de forma bem charmosa na sua casa!

Clique na imagem para ampliar.

Em último caso, quando não há possibilidade de ter uma área que permita a absorção natural da água pelo terreno, pode-se construir um reservatório para captar a água da chuva que será ligado com a rede de águas pluviais de sua rua. Porém, sempre aconselhamos optar pelo jardim que é agradável e mantém a terra úmida e fértil.

Você já é de casa

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s