Fissuras nas paredes?

As fissuras nas paredes são bastante comuns e há vários motivos para os seu surgimento. A causa pode ser o simples e natural movimento de retração que os diferentes materiais que compõem as paredes sofrem nas mudanças de temperaturas, as vibrações às quais a estrutura é exposta ao longo do tempo como por uma avenida movimentada ao lado da casa ou um sério comprometimento da estrutura. Quanto mais rápido você tratar, mais barato irá ficar.

Quando surgir fissuras na sua parede você deve chamar um profissional para verificar o nível de gravidade. Ele vai indicar qual o melhor tratamento para a parede voltar a ser lisinha. Mas você mesmo pode fazer uma pré-análise dando socos em cima da fissura. Ao ouvir um barulho de parede maciça, provavelmente a fissura é superficial, só na massa. Se o barulho for oco pode indicar problemas na estrutura como, por exemplo, nas fundações do edifício.

Para tratar as fissuras superficiais podemos utilizar materiais elásticos que irão absorver os esforços causados pelos movimentos nas paredes. Esses materiais podem ser fitas elásticas, telas de poliéster ou betumes sem retração. Cada um desses itens requer procedimentos diferentes.

As fitas elásticas e os betumes sem retração são usados em tratamentos superficiais da parede. Aplica-se a fita sobre a fissura e, em seguida, massa acrílica. As fitas elásticas são usadas também nas juntas das placas de drywall (de gesso) ou até steel frame (placas metálicas e onduladas).

As telas de poliéster exigem mais do pedreiro, pois é preciso remover o revestimento da parede até chegar ao bloco. A faixa sem revestimento deve ser de, aproximadamente, 15 centímetros com a fissura no meio. Deve-se limpar e retirar com um pano úmido toda a poeira antes de aplicar a tela. Com a tela bem esticadinha sobre a fissura, cubra com massa acrílica toda a área que sofreu intervenção.
Durante a obra, você pode exigir dos seus construtores algumas medidas para evitar as fissuras. Uma delas pode ser a aplicação de uma tela de estuque (argamassa) ou de galinheiro em todas as paredes. A tela deve ser fixada com pregos logo depois do chapisco – a primeira camada de cimento e areia que a parede recebe. Assim, será a tela que receberá os esforços dos movimentos da parede e não a própria massa.

Insisto que você deve procurar um profissional para verificar as fissuras profundas o mais rápido possível para a situação não piorar e você ter que tratar uma superfície muito maior ou expor sua casa e sua família a uma situação de risco. Paredes lisinhas para lindas surpresas como essas dos nossos posts anteriores: listras nas paredes e adesivo na parede na parede pode ser interativo.

Uma resposta para “Fissuras nas paredes?

  1. Olá , o meu nome é Mary estrela tenho dez anos no meu quarto que eu durmo com a minha mãe está com uma rachadura , e é de cima pró meio tem algum risco

Você já é de casa

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s