Vidros que escurecem

A novidade no mercado são os vidros eletrocrômicos que escurecem automaticamente. Esta é uma inovação considerável, pois o sistema poderá substituir vários elementos atualmente usados para proteger a arquitetura da exposição solar. Pode demorar um pouco até os vidros eletrocrômicos se tornarem populares e chegarem às nossas casas, mas é divertido imaginar como serão nossos lares daqui uns 10 anos. Veja o vídeo abaixo para ver como seria a nossas casas com janelas com vidro que escurecem conforme a luz do sol.

O vidro eletrocrômico funciona com eletricidade – que pode ser ambientalmente amigável como a energia solar. Entre duas lâminas de vidro há condutores elétricos ligados a películas (ou filmes) de determinadas composições químicas. O filme muda de cor quando começa a ser “ionizado” pela eletricidade. Assim, o vidro que antes era transparente ganha uma coloração mais escura sombreando a parte interna do edifício.

Os vidros eletrocrômicos podem ser de várias cores como azul, verde, amarelo, vermelho e cinza. Podemos escolher as cores dos vidros de acordo com o que precisamos para cada ambiente. Por exemplo, salas com janelas voltadas a fossos com pouca luz poderão ter janelas com vidros amarelos que clareiam o ambiente.

Esses vidros que escurecem sozinhos são inovadores, pois substituirão as tradicionais persianas e alguns elementos de vedação e proteção solar, o que auxiliará na construção de edifícios totalmente envidraçados.

Na minha opinião, os vidros eletrocrômicos não substituem elementos que sombreiam a fachada como, por exemplo, aquela com vegetação que a Isis mostrou no post “Fachada com plantas fornece conforto térmico e sonoro”. Esse tipo de fachada é usada como um guarda-sol e é fundamental, pois evita a incidência direta dos raios solares e ameniza a temperatura do que é sombreado, no nosso caso, do prédio.

Leia também:

Luz solar transportada por fibra óptica e  Luminárias solares

 

Uma resposta para “Vidros que escurecem

Você já é de casa

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s