Escada: solução para conduzir a trepadeira na varanda

Clique nas imagens para ampliar

As trepadeiras são plantas ideais para quem quer colocar um verde na varanda do apartamento, mas não tem muito espaço, e para quem pretende alegrar a parede com flores e folhas – fique atento à luminosidade, cada planta tem a sua necessidade de iluminação natural direta ou indireta. Após escolhida a espécie e o vaso (geralmente, quanto maior o vaso mais a planta se desenvolve), é a hora de optar pela treliça para conduzir a trepadeira. Já pensou em usar escadas no lugar das treliças comuns de bambu?

Escadas são multiuso. Além de usadas para alcançarmos um objeto em local alto, podem ser empregadas na decoração: no banheiro como apoio para toalhas, na sala como estantes e na varanda como treliça. Escada + planta = bucolismo! Para quem deseja uma treliça delicada ocupando pouco espaço na parede, optar por uma escadinha bem fina e alta pode ser a solução. Como é difícil encontrar para vender, você mesmo pode fazer. É bem fácil. Em, no máximo, uma hora a treliça estará pronta.

O filete de madeira dos degraus deve ser mais fino

Compre dois filetes de madeira com cerca de 2 m de altura e 2 cm de espessura e um com cerca de 1 cm. Adquira uma tinta para madeira da cor preferida – a da foto é a Verde Nilo, da marca Coral. Você também precisará de pregos, martelo, serrote, um recipiente para preparar a tinta de acordo com o indicado pelo fabricante e um pincel. Meça a base do vaso – ela será a medida do primeiro degrau da escada. O último degrau pode ter o tamanho que julgar melhor. Já a distância entre cada degrau sugiro que seja a mesma. A escada da foto tem cerca de 2,30 m de altura; o primeiro degrau, 20 cm de comprimento; o último, 11 cm; a distância entre os degraus é de 30 cm.

Use tinta especial para madeira

Em seguida, serre a madeira mais fina, usada para fazer os degraus, na comprimento estipulado. Martele cada degrau nos dois filetes de madeira mais grossos – cada extremidade do degrau deve ficar alinhada ao filete de madeira. Após pregar todos os degraus, se quiser deixar a escada com acabamento mais rústico, passe uma demão de tinta sobre toda a escadinha (em ambos os lados). Dessa maneira, quando a tinta secar, será possível ver os veios da madeira. Se preferir uma pintura mais maciça, passe duas demãos de tinta. Deixe secar por cerca de dois dias. Pronto!

Passe uma demão de tinta para os veios da madeira ficarem aparentes

A base da escada da foto foi colocada a 20 cm de distância da parede e a parte mais alta, por segurança (evitar que tombe para a frente), foi presa com suporte adesivo para quadros – aqueles que não estragam a parede quando retirados.

A planta na treliça é uma rosa-trepadeira. Ela necessita de iluminação solar direta durante, pelo menos, cinco horas do dia e precisa ser amarrada à treliça, pois não se prende sozinha. Suas flores são pequenas – cerca de 3 cm – e têm a cor vermelho-escuro-rosado. Lindo, não?

Obs.: O banco de madeira certificada é dessa loja, o vaso vietnamita dessa revendedora e os tecidos da almofada dessa marca.

2 Respostas para “Escada: solução para conduzir a trepadeira na varanda

Você já é de casa

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s