Traga a Holanda para o seu cotidiano

Fiz um mochilão pela Europa há alguns anos e, durante minha reveladora peregrinação, passei pela Holanda. Estava ansiosa para ver os clichês do local (clique nos links para ver os vídeos): os prédios baixos, as ciclovias, as casas-barcos, os cafés e os moinhos. Mas não imaginava que esse estilo de vida me encantaria tanto.

Ao abrir a janela da pousada gracinha onde estava hospedada em Amsterdã, além da brisa gélida em pleno verão e do céu cinzento, pude perceber que a vizinhança adorava jardins. Todo os dias em que estive por lá passava alguns minutos da manhã observando as varandas e os paisagismos alheios.

Caminhando pela cidade, desejava ter em São Paulo ciclovias para me locomover livremente pela cidade. No passeio de barco, pude ver de perto como era o balanço de uma casa-barco (são moradias super concorridas e caras). Reparei que as pessoas preservam suas construções de mais de 400 anos (inclusive o layout interior) e que alguns prédios pendem para o lado (como acontece em Santos, litoral de São Paulo). Vi diversas flores, assessórios para casa e até maconha serem vendidos nas feiras-livres.

Na pacata Zaanse Schans, cidade interiorana repleta de moinhos ainda em funcionamento (clique aqui para ver o vídeo), algumas pessoas moram sob eles. Sim, a base de um moinho pode ter sido uma residência no passado ou ainda ser. Percebi como os holandeses dependem dos ventos, como invadem o espaço marinho (tendo que fechar as comportas de Amsterdã todos os dias na maré alta) e como usam a água de sobra para criar lagos.

Claro que nem tudo lá é perfeito, nem para os turistas (ainda há o preconceito “racial” contra os latinos, por exemplo), mas eles parecem preservar a sua história arquitetônica e, mesmo morando em um país frio, prezam por áreas verdes. Existem muitas praças preservadas com grama saudável, parques, ruas arborizadas e jardins particulares. Holanda: verde que te quero verde.

Inspire-se nas fotos que tirei por lá (clique para ampliar):


Você já é de casa

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s