Persianas: telas e cores

Um exemplo de persiana usado no escritório onde trabalho, no escritório Olivo Gomes Arquitetos Associados, ajuda a escolher não só a trama da tela para a proteção solar, mas também a pensar na cor para possibilitar a vista através da persiana.

As fotos abaixo foram tiradas da mesma direção em andares diferentes do edifício, em igual horário e sob, praticamente, as mesmas condições de iluminação. Ambas as persianas que aparecem nas fotos são de rolo com tecido de tela com 5% de abertura (trama). A única diferença entre as persianas é a cor. A primeira persiana é branca e a segunda, preta. Como podemos ver, a persiana preta é muito mais transparente do que a branca, provavelmente porque a cor branca reflete a luz das fontes luminosas de dentro do ambiente ofuscando o que está do outro lado. Como não reflete luz, a cor preta permite a vista através da tela.

Persiana em tela branca com 5% de abertura

Persiana em tela preta com 5% de abertura

Antes deste “experimento” com as cores das persianas, dificilmente eu optaria pela preta visto que superfícies escuras esquentam mais do que as claras. Mas, hoje, acho mais vantajoso escolher persianas com telas de cores escuras, pois permitem ver através delas. Desse modo, as pessoas que trabalham em locais com paisagens têm melhor rendimento quando comparadas às que trabalham confinadas em lugares fechados.

Comparação entre persianas com telas brancas e pretas

persiana de tela com 20% de abertura

Quanto ao índice de abertura da trama, podemos optar por valores mais baixos como 5% para proteger os móveis e pisos de madeira da incidência direta dos raios solares. Você pode optar por uma trama com abertura, por exemplo, maior do que 20% em janelas voltadas para o sul – que recebem a luz direta do sol em apenas algumas épocas do ano – ou em áreas que não precisam de grande proteção contra os raios solares. Assim, além de vermos a paisagem, preservamos nossa privacidade, algo importante nos ambientes de trabalho e em residências.

As persianas de rolo com o tecido de tela são muito práticas. Podemos levar o exemplo do meu escritório para as nossas casas, pois essas persianas são abundante no mercado, de fácil manuseio e tem longa durabilidade. Existem diversas cores de persianas e você pode optar por versões automáticas.
Leia também: Como escolher o comprimento das cortinhas

Uma resposta para “Persianas: telas e cores

  1. Pingback: Como escolher o comprimento das cortinas | É de casa·

Você já é de casa

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s