Obras de Giacometti em São Paulo: últimos dias

Fonte: Site da Pinacoteca do Estado de São Paulo

Uma ótima dica de passeio em São Paulo para aproveitar o feriadão de Corpus Christi é visitar a exposição “Alberto Giacometti Coleção da Fondation Alberto et Annette Giacometti,” na Pinacoteca do Estado de São Paulo – veja o endereço e informações aqui. A exposição vai até o dia 17 de junho (em seguida, ela segue para o MAM do Rio).

Base de Luminária por Alberto Giacometti (1936)

A exposição traz dezenas de obras do mestre Alberto Giacometti, artista que dominou vários âmbitos da arte como o desenho, a pintura e, principalmente, a escultura. A organização da exposição deixa claro as principais influências do artista: as artes primitivas da África e da Oceania, o Cubismo e o Surrealismo. A minha grande surpresa durante a visita à exposição foi encontrar obras de Giacometti feitas por encomenda, os acessórios para a casa como bases de luminárias, vasos e saídas de lareiras – arquitetura e arte fundidas! 

Base luminária (1936)

A exposição é complementada pelos comentários do crítico Jean Paul Sartre que teve a oportunidade de conviver e até ser desenhado por Giacometti no auge da carreira. Entre as obras expostas, destaco “Tête crâne” – um estudo de cabeça dentro do cubismo -, as esculturas dentro de “gaiolas” como a “Boule suspendue e Le Nez”, e a “Tête sur tige” – uma cabeça com a boca tão aberta que dá vontade de fazer respiração boca a boca nela de tanto que parece que a escultura precisa de ar.

Outra sugestão minha é ir à loja da Pinacoteca antes de ir embora. Na loja, você encontra sacolas de tecido, camisetas e objetos estampados com as obras de Giacometti e livros sobre o artista – eu levei o livro “Alberto Giacometti” com textos de Jean-Paul Sartre, da editora Martins Fontes (acho que escolhi bem). Bom divertimento!

Você já é de casa

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s