Dicas para aprender a cultivar orquídeas

Cuidar de orquídeas é um mistério para muita gente. Aos poucos, conforme tentamos mantê-las vivas em casa, aprendemos alguns gostos das plantinhas. O que nem sempre significa que elas florirão – a exuberante Cymbidium ao lado ganhei há um ano da minha amiga @nataliapt. Além disso, quando você pensa que sabe lidar com elas… Fica com um ponto de interrogação ao tentar cultivar uma orquídea de outra espécie. O grupo é diverso: existem mais de 50 mil espécies (!) de orquídeas. O que fazer ao achar que não nasceu para ser “jardineira”? Jogar os vasos pela janela? Não! Eu tenho a solução, quer dizer, a Carol Costa tem!

A Carol, jornalista e criadora do blog Guindaste, publica vídeos didáticos ensinando nós, pobres mortais amantes das orquídeas, a cultivar as plantinhas. Clique aqui para ver os vídeos apresentados pela moça bonita! Veja abaixo, um vídeo sobre o vaso que comporta várias plantas:

A Carol contou, especialmente para o É de casa que cuidar dessas plantinhas também já foi complicado  para ela:

Eu comecei matando muitas Phalaenopsis, uns cinco anos atrás. Já cultivava um montão de plantas em casa, os amigos diziam que eu tinha ‘dedo verde’, mas orquídea eu só assassinava – e as que sobreviviam nunca davam flor de novo. Aí, cansada da minha carreira de serial killer eu fui fazer um curso de cultivo no Orquidário da Mata, em São Paulo. O professor, Augusto Abel Filho, é um biólogo engraçadíssimo, que fala numa linguagem absolutamente acessível e cativante. Saí do curso com quatro plantas: uma Cattleya “Chocolat Drop”, um Bulbophillum lobii, um Paphiopedilum maudiae “Darkness” e um monte de mudas de Dendrobium nobile. Dessas, a Cattleya dá flor duas vezes por ano, sempre em grande quantidade (10 flores, no mínimo, por haste, olha isso). Aí, comecei a comprar livros especializados e a fazer cursos, paralelamente comprando/ganhando flores. Hoje sou uma pessoa reestabelecida, não mato uma orquídea há mais de seis meses. :)

4 Respostas para “Dicas para aprender a cultivar orquídeas

Você já é de casa

