A COMPOSIÇÃO DA NOSSA CASA

Image

Este texto é quase um desabafo! Em vez de escrever sobre o que planejava, eu desabafei.

É muito importante para os arquitetos e designers a composição entre as linhas verticais, horizontais, curvas e planos. O que define a elegância ao edificio não importando o seu uso. Há premissas e referências a se seguir. Em geral, a composição se enriquece quando há todos esses elementos mais cores monocromáticas ou contrastantes e o jogo de luzes e sombras que criam profundidade e dramaticidade.

Em geral, nós arquitetos e designers preferimos linhas contínuas, elementos alinhados, planos sobrepostos, valorização de algumas texturas. As possibilidades são infinitas. Como identificar tudo isso? Nós até reclamamos de muitas pessoas que nasceram com um bom gosto e um olho clínico: fica bonito tudo o que elas escolhem. Mas, no caso de arquitetos e designers, há uma diferença entre ter apenas bom gosto. Há muitos anos de estudos e de experimentações para se refinar. Com um repertório vasto é mais fácil saber o que pode ser usado, se ficará bom ou se ainda está muito longe de uma boa solução.

Então, o que podemos fazer quando não temos um designer disponível? É dificil, mas podemos ponderar com as coisas que escolhemos, preferir as composições alinhadas, texturas e objetos que tem como referência as formas orgânicas da natureza. Escolha peças que escondam seus apoios (pés recuados) para dar leveza ou que precisam de poucos ou suportes pequenos.

Há peças com grande expressão que têm suas bases grandes – tente entender o porquê, se há coerência com o resto da peça. Há espaço para colocar este objeto? No primeiro semestre da faculdade escutei a expressão: “Um peru no pires”. E é facil ir para este caminho.Tente evitá-lo.

Nunca compre peças sem medir os espaços disponíveis – o problema mais frequente é o comprometimento das circulações. É péssimo andar esbarrando nos objetos. Deixe pelo menos cerca de 60 cm entre os móveis onde você gostaria de passar, 80 cm para as circulações – alguns corredores já têm 70 cm, então, não os diminua colocando móveis ou quadros muitos profundos, as pessoas podem esbarrar neles. As medidas vão amarrar seu projeto, deixar tudo redondinho.

A escolha das peças é muito importante porque a decoração exibe tendências, mas sua casa é para sempre. Logo, os móveis precisam ter uma linguagem atemporal pois estarão lá por muitos anos. Neste blog, queremos ajudar para deixar a decoração de uma casa mais acessível e até sugerir objetos que você possa fazer para criar uma identidade no local.

De qualquer maneira, minha maior dica é: contrate um profissional, nem que seja apenas para fazer o layout. Ele irá compor a casa como um todo, limitar as medidas e você vai ver como é fácil escolher quando se tem as opções direcionadas. Chegar em uma loja de móveis ou de construção é como chegar a um labirinto: com as “setas” você encontra a saída.

4 Respostas para “A COMPOSIÇÃO DA NOSSA CASA

  1. Pingback: Plantas dão sensação de aconchego ao ambiente | É de casa·

  2. Ângela, só depois que montei o apartamento que vi como isso é importante. É muita cor, muito móvel, muita textura, muito tudo interagindo. Sem um profissional que consiga dar um norte, a escolha fica na base do achismo. Acho que o grande risco disso é que, quando não se sabe o que quer, a pessoa pode se deixar levar por algum mostruário ou ambiente montado de loja e fazer parecido. Aí, pronto: a casa fica parecendo um mostruário de móvel planejado.

  3. É Angelita, realmente é mto difícil explicar isso para as pessoas. Muita gente gosta apenas de ter as coisas, só que não sabem usar o proveito disso. É um grande desafio.
    Como diria a Anne Marie – muitas vezes “um peru no pires”.

    • Sim, pessoal. O layout é um desafio, como disse a Paola, pois cria um norte e junta tudo que os proprietários pretendem ter na sua casa. Com o projeto definido antes, a obra será até mais rápida e evitará desperdícios, ou seja, a obra será mais barata e sua casa longe de ser um ‘show room’, como disse o Gustavo! Obrigada, gente !!!

Você já é de casa

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s