Listras nas paredes

As listras nas paredes dão o ar da graça em muitos ambientes. Elas podem ser feitas com tinta ou serem a estampa de papéis de parede. Podemos usá-las verticalmente ou horizontalmente, coloridas ou monocromáticas, podendo ser instrumentos de ilusão de ótica dos designers e dos arquitetos.

Como escolher? O fator principal é o que você quer valorizar no ambiente. As listras horizontais dão a ilusão de distância e listras verticais, de altura. As cores também são instrumentos para a ilusão de ótica, cores quentes são mais expansivas e podem diminuir o ambiente mas são mais aconchegantes e as cores frias dão amplitude.

Você também pode escolher as cores baseando-se em objetos que são de seu gosto como as cores do tecido de uma almofada. Desse modo, as listras de uma parede podem ter várias cores: as paredes com listras monocromáticas, seja uma única cor ou vários tons dela, são elegantes e mais sóbrias; as paredes com várias cores são mais descontraídas.

Assim como a música apresenta intervalos determinados, é possível criar um ritmo na composição das listras na parede usando diferentes espessuras e determinadas cores. Para a composição ficar harmônica, as espessuras devem ser proporcionais umas às outras. Acabamentos diferentes como o fosco, o acetinado e o brilhante podem acentuar algumas listras. Com relação ao acabamento brilhante, minha dica é fazer apenas algumas e mais finas listras, para dar somente “um toque” de brilho.

Por exemplo, crie um padrão de quatro listras: a primeira listra branca com espessura de 5 cm, a segunda cinza com também 5 cm, a terceira azul com 10 cm e a quarta dourada com 2 cm. Depois da quarta lista, voltamos para a primeira. Essa repetição definirá o ritmo na composição da sua parede.

Por Vickola

Por little.greene

Para simplificar todo esse processo podemos escolher papéis de paredes listrados que dão a possibilidade de termos as texturas diferentes definindo as listras. Quem prefere pintar, pode ver esse passo-a-passo de como fazer as listras com diferentes tipos de acabamentos:

Para aplicar a tinta com a cor de sua preferência, a parede deve estar lixada e limpa. Pinte quatro demãos da cor escolhida, o tipo da tinta deve ser látex acrílica fosca ou látex acrílica acetinado. Espere a parede secar para você marcar as listras. Para auxiliar a marcação das listras horizontais, devemos utilizar fita crepe e um esquadro que pode ser de madeira feito na obra. Para listras verticais utilize um prumo e a fita crepe para definir as faixas de cores. Com um rolo de espuma aplique líquido para brilho. Espere secar a camada de brilho para retirar a fita crepe. Com o auxílio de estilete e régua, retire a fita crepe. 

About these ads

Uma resposta para “Listras nas paredes

  1. Pingback: Listras em parede de quarto de bebê | É de casa·

Você já é de casa

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s